sábado, 3 de abril de 2010

Saiba como são os movimentos do judô sobre o tatami (passos)


MOVIMENTO SOBRE O TATAMI (SHINTAI)

Os judocas devem aprender a se deslocar corretamente sobre os tatami Para isso devem observar as seguintes regras:

a. Andar descontraidamente mantendo joelhos e tornozelos flexíveis sem cruzar os pés.
b. Deslocar-se em todas as direções deslizando os pés, fazendo o contato com o solo com a borda externa da planta dos pés e calcanhares e ligeiramente levantados.
c. Acompanhar os passes de seu oponente Se este avançar o pé direito, recuar o esquerdo Se ele recuar o pé direito, avançar o esquerdo.
Estes movimentos de avanço e recuo são fundamentais e vitais através dos quais o  corpo se movimenta para a frente, para trás e para os lados, a fim de alcançar a posição desejada. Se num golpe os movimentos dos pés e do corpo estiverem corretos e o método oe confrontaçao estiver de acordo com a posição esse golpe realizar-se-á com perfeição e facilidade.
O método de caminhar usado no Judo movimenta as pernas os quadris e o resto do corpo para frente e para trás tudo ao mesmo tempo, Para um perfeito controle dos movimentos é necessario aprender as seguintes regras:
1. Postura da cabeça: Mantenha a cabeça de modo que ela se apóie, não simplesmente sobre a ombros, mas sobre todo o corpo.
2. Uso dos olhos: é importante que se estreite ligeiramente os olhos. Como os olhos podem anunciar as intenções dos movimentos das pessoas, estreitando-os se evita que o oponente leia o seu pensamento.
3. Controle da respiração: Quando a respiração está desordenada, o corpo fica agitado e o judoca é incapaz de raciocinar corretamente Isso significa que os golpes nao terão a eficiência desejada e que respiração não está em ordem Neste caso, mantenha-se afastado do adversário, respire profundamente, conserve a coluna ereta retesando o abdômen e deste forma, concentre sua força.
4. Uso do torso (busto): Com isso queremos dizer o uso do tronco em geral. Por exemplo: pode-se torcê-lo, dobrá-lo para a frente ou incliná-lo para trás afim de escapar aos ataques do oponente ou usar esses movimentos para atacar o adversário.
5. Movimento dos pés: Os movimentos dos pés de avanço e recuo bem como todas as outras ações dos pés, o modo de adianta-los, virá- los no ar golpear aplicar ashi-barai etc. São realizados em conjunto com os movimentos do resto do corpo.

Toda vêz que estiver tentando aplicar um golpe ou fugindo de outro, lembre-se de usar os movimentos corporais formados por estes cinco elementos de postura correta (SHISEI), modo de confrontação (KUMI-KATA) movimentos de avanço e recuo (SHINTAI) e a perfeita coordenação das forças numa ação direta.
Só com o perfeito domínio de todos estes movimentos é que os golpes atingirão a perfeição. Quando seus golpes não funcionarem, ou vocé não conseguir escapar do adversário É PORQUE ALGUMA PARTE DO SEU CORPO ESTÁ DESCONTROLADA.
Movimento sobre o tatami (SHINTAI - SURIASHI)
Para a frente e para trás - Direita e esquerda
CUIDADO No movimentar-se sobre o tatami, arrastar os pés sem se apoiar nos calcanhares.
Direita a frente
Esquerda atrás
AYUMI-KATA (SHINTAI) - MANEIRA DE ANDAR (MOVIMENTO)
AYUMI-ASHI                        PASSO NORMAL
SURI-ASHI                            PASSO NORMAL, ARRASTADO
TSUGUI-ASHI                       PASSO EMENDADO

TOKUI-WAZA                      GOLPE PREFERIDO 


clic aqui para visualizar ou para baixar

Veja mais sobre passos clicando aqui
Conheça os passos, a forma de andar no tatami e algumas dicas.

8 comentários:

  1. Não achei o que eu queria..!!
    Buáááá´h.
    "Desespero"
    :/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, se não era o que esperava você pode perguntar, talvez eu saiba onde encontrar.

    ResponderExcluir
  3. Não achei o que eu queria..!!²

    ResponderExcluir
  4. ñ achei o que eu queria ....

    ResponderExcluir
  5. Se você informar exatamente o que procura pode ser que eu consiga completar o Post ou fazer um Post com aquilo que você precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quero saber q tipos de quais dos movimentos citado integram a luta de judô

      Excluir
  6. Ñ achei oq u queriaa *-*

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.