quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Evolução das Regras das competições de judô - publicado em 11.2010

Por Neil Ohlenkamp, com modificações.

As regras das competições de judô tem se alterado muito nos últimos 120 anos. A princípio, o judô da Kodokan era visto como uma forma de jiujitsu e os combates eram semelhantes ao estilo do antigo jiujitsu. Um dos primeiros participantes destes combates foi Sakujiro Yokoyama, que é citado dizendo, "naqueles dias de competição eram extremamente violentos e freqüentemente custava a própria vida dos participantes. Assim, quando eu ia competir, sempre me despedia dos meus pais, pois não tinha certeza que voltaria vivo".

Combates entre diferentes escolas de jiujitsu era comum nesta época, e a Kodokan participava com frequência destes desafios. Kano escreveu: "parece que a Kodokan tinha que se tornar conhecida em todo o Japão, e tinha que ter a alma pronta para qualquer coisa". Em 1886 um famoso torneio organizado pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio teve a participação da relativamente nova Kodokan e a Escola Totsuka ha Yoshin ryu de jiujitsu. Este acontecimento foi um ponto importante para o judô. Em 15 combates que duraram mais de uma hora, o judô da Kodokan provou seu domínio e garantiu seu futuro.

No Jornal Budô, Wayne Muramoto escreveu: "o duelo foi provavelmente mais próximo à intenção original da palavra shiai, que agora significa combate ou competição, mas uma vez referida ao shi-ni-ai; para simbolicamente chegar a morte. Não havia yuko ou koka. Seus pontos eram contados somente com ippon completo; golpes, estrangulamentos, chaves de braço que deveriam, na atual situação, oprimir completamente o seu oponente. E o tempo de luta era de escolha do juiz. Normalmente era até alguém alcançar a exaustão ou até o árbitro quiser, premiando o combate ao vencedor. Certamente, era shi-ni-ai".

A primeira competição anual de judô começou há alguns anos mais cedo, em 1884, chamado de Torneio Vermelho e Branco. O Torneio é ainda realizado todos os anos na Kodokan, e é o mais longo torneio esportivo mundial. Jigoro Kano estudou as regras de luta livre e teve experiência prática em combates de jiujitsu, desenvolvendo assim um conjunto de regras para guiar a competição. 
Conforme as regras do judô, por Roy Preso (1987), o Dai Nippon Butokukai, sob a direção de Jigoro Kano, baniu chaves de dedos, dedos do pé, pulsos e tornozelos nas competições de jiujitsu/judô em 1899. Em 1916, ashi garami(chaves de joelho), e dojime (estrangulamento de rim, realizado como uma tesoura) foram banidos pela Kodokan. Ao que parece, havia diversos casos de injúrias no uso destas técnicas. Aplicação de chaves nas competições de judô foi limitada ao cotovelo somente em 1925. Ao passar dos anos, outras regras foram criadas para garantir a segurança dos competidores. Outra regra adotada foi a proibição do kani basami (tesoura voadora) após Yasuhiro Yamashita ter quebrado o tornozelo quase comprometendo a sua ida aos Jogos Olímpicos de Los Angeles (onde ele conquistou a medalha de ouro).

Enquanto muitas das regras modernas foram adotadas por razões de segurança, outras mudanças foram adotadas para manter os combates "atraentes" para o público. Por exemplo, as lutas inicialmente não tinham tempo, nas regras de 1950 e 1960 mudou o tempo máximo de combate para
20 minutos, no compeonato mundial de 1970 o tempo máximo de combate era de 15 minutos. Agora, como o judô se tornou cada vez mais popular, o tempo máximo atual é de 5 minutos.

Em 1974, as pontuações pequenas como yuko e koka foram adicionadas, e a penalidade shidô por passividade foi introduzida pela primeira vez para evitar falta de combatividade e postura defensiva. Estudos mostraram que muitos poucos competidores escapavam de uma imobilização (osaekomi) nos segundos finais, assim em 2000 o tempo de osaekomi foi para 25 segundos, ao invés de 30.

A Federação Japonesa de Judô reconheceu "As Regras de Competição da Kodokan" publicada pela Kodokan, e a Federação Internacional de Judô (IJF) também adotou as regras desde sua criação em 1951. A norma internacional de competição foi requisitada para o primeiro Campeonato Mundial em 1956 e a entrada nos Jogos Olímpicos de 1964. Isto guiou para a ampliação internacional da influência das regras.
Esta foto mostra um esboço das regras para o primeira competição Vermelho e Branco do Kodokan. Também veja  Regras originais do judô e Competição no Dojô.

A maior mudança nas regras do judô foi a introdução de categorias de peso nos Jogos Olímpicos de 1964. Até então os campeonatos mundiais eram abertos numa só categoria. Nas Olimpíadas de Tóquio que foram criadas 3 categorias (-68kg, -80kg e +80kg) além da absoluta. As categorias foram expandidas para 6 (inclusive a categoria absoluto) nas Olimpíadas de 1968. Em 1992 a categoria absoluto foi extinta dos Jogos, e passaram a existir somente 7 categorias de peso, tanto para homens quanto para mulheres. Os campeonatos mundiais mantiveram 8 categorias.

Esboço do das primeiras regras de Judô escrita por Jigoro Kano para o Torneio Vermelho e Branco de judô.
Embora as mudanças formais das regras devessem ser adotadas pelos Congressos da FIJ, mudanças são freqüentemente feitas pela Comissão de Arbitragem da FIJ. Por exemplo, as regras de 2003 foram emendadas pela Comissão de Arbitragem da FIJ para incluir uma penalidade por Kawazu Gake, criação do "Golden Score" no fim no combate em caso de empate, a simplificação de somente dois tipos de penalidades (shido e hansoku make) no lugar de quatro, e novos procedimentos foram implementados com antecedência da publicação de novas regras.

Veja a luta de Yasuhiro Yamashita  quebrando o tornozelo:
Yasuhiro Yamashita (JPN) - Sumio Endo (JPN) [Open]



Yasuhiro Yamashita (JPN) - Sumio Endo (JPN) [Open]

Veja as regras ao longo dos anos:



Original: http://judoinfo.com/rules2.htm
Fonte: judoesporte.com

2 comentários:

  1. eu achei não muito boas as regras poq que,era melhor antes principalmente quando vali-se pegar na perna mas se colocaram estas regras temos que respeitala.
    ass:kelly rebeca/https://www.facebook.com/kellytkd123

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não acho que "temos que Respeitar".
    Particularmente acho que a arte marcial Judo esta perdendo cada vez mais para o "esporte olímpico judo". Eu não gosto do "olimpico" não quero participar de nenhuma olimpiada. Comecei o Judo aos 35 e certamente nao vou competir nada. Para mim é uma Arte, uma filosofia, um caminho.
    Quem esta perdendo é o Judo.
    Conhecer a regra olímpica é uma coisa. Treniar com as regras para quem quer competir também.

    Mas dentro do DOjo o judo deve ser completo e cada vez mais completo, removendo apenas do randori golpes que são perigosos, fora isto, tudo que saiu de Judo, principalmente de newaza. deve voltar, e deve voltar urgente. Estamos perdendo cada vez mais e mais alunos...

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.