quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alterações Regras Arbitragem e Organização do judô 2013 - Explicações

Veja aqui a versão original em inglês

A Federação Internacional de Judô tornou público as alterações ao regulamento de competição, bem como as regras de arbitragem para o próximo período olímpico 2013-2016. 
Todas as propostas, feitas e aprovadas pelo Comitê Executivo da FIJ, com base na opinião de muitos especialistas internacionais, entrará em fase experimental, a partir do Grand slam de Paris de Judô de 2013 (09 de fevereiro e 10 de 2013) até, o Campeonatos Mundial no Rio (incluído - 26 agosto-1 setembro).
 
Por ocasião do recente Grand Slam de Judô, em Tóquio, o presidente da FIJ, Marius Sr. L. Vizer, teve a oportunidade de voltar a explicar o longo processo que levou a estas mudanças: "Desde os Jogos Olímpicos de Londres, foi realizado um brainstorming grande que envolveu mais do que os membros do Comitê Executivo. Primeiro, analisou o impacto das mudanças que foram iniciadas depois de 2007. Analisamos também, com um estado de espírito crítico, os Jogos de Londres. Então, reuniu-se um grupo de especialistas, incluindo árbitros, mas também, e esta foi uma primeira vez, treinadores e ex-campeões reconhecidos. Todas essas personalidades têm trabalhado sob a liderança dos
diretores de esportes  e  de arbitragem da FIJ e devo dizer que o compromisso de todos foi total. "
 
Desde o último verão e do fim dos Jogos de Londres, realizou-se numerosas reuniões para determinar o futuro do judô. Nos últimos anos, o Judô foi mudando profundamente. Um circuito Mundial de Judô foi criado, o Campeonato Mundial é agora um evento anual, a Lista do Ranking Mundial, que determina a qualificação olímpica, foi inventada ...
 
No lado técnico também, várias mudanças foram feitas. Estas mudanças permitiram-nos a propor um judô muito mais dramático e atraente. "Os resultados não nos deve impedir de analisar o que funcionou ou não", disse Vizer, antes de acrescentar: ". Londres foi um verdadeiro sucesso em termos de organização e o judô mostrou toda a sua universalidade, com 137 países participantes Tivemos bonitos e grandes campeões, que são os embaixadores do judô pelo mundo. Também tivemos
grandes convidados , que gostam de nosso esporte e nossa organização. Mas o estresse descomunal da competição tendeu a bloquear o judoca que, para alguns deles, falharam em mostrar-se na melhor luz, enquanto que tivemos sinais muito positivos após os Campeonatos Mundial de Tóquio  e edição de Paris, no ano passado. "
 
O presidente
Vizer também explicou vários pontos importantes que foram recolhidos durante os debates:. "É importante lembrar que todas as decisões foram tomadas por unanimidade dos membros da comissão executiva e que, a partir de agora, todos elas vão ser testadas Assim, se descobrirmos que uma decisão particular não vai na direção certa, vamos rever a nossa posição. não há nada definitivo, como não estamos em um período de qualificação olímpica. É agora ou nunca para fazer as mudanças que consideramos necessárias. Nosso objetivo é preservar o espírito do judô, a neutralidade da arbitragem, a transparência das decisões e de fazer todo o possível para promover o judô bonito e espetacular, onde o ippon torna-se o objetivo final novamente. Judô é, por definição, a forma de adaptação. Poderíamos não fazer nada, mas que não é a nossa filosofia. O Judô deve continuar a se adaptar, mantendo suas raízes e valores vivos. "
 
Em janeiro de 2013, antes da primeira implementação do novo regulamento, a FIJ organizará seminários de arbitragem e coaching, em todos os continentes, a fim de explicar e esclarecer as novas regras.Você vai encontrar abaixo, as mudanças dos regulamentos das competições e das regras de arbitragem. Você também vai encontrar o alimento para o pensamento que inspirou estas mudanças.

As Regras de Competições Explicado
Propostas 2013 - 2016
Pesagem
A pesagem do atleta  será agendada para o dia anterior a competição, às 19:00 h.
A pesagem será executada na manhã da competição, durante o controle do Judogui, antes da primeira luta, a fim de avaliar o impacto desta nova decisão sobre o peso dos atletas durante a competição. Se os dados recolhidos requerem experimentação posterior, então ela irá ser mantida. Um procedimento será implementado quando um lutador tem um peso acima de uma certa
tolerância percentual de peso. Dentro de sua categoria (peso a ser determinado com os médicos do esporte) um exame médico pode ser feito.

Por quê?
Por muitos anos, tem sido um tópico importante relacionado à saúde dos atletas. Como elas estão organizadas hoje, a pesagem força os competidores a se levantar cedo, ou muito cedo, e às vezes a seguir dietas drásticas até o último minuto. A organização da pesagem um dia antes da competição será definida em uma base experimental. Ela vai determinar se é benéfica e se ela ajuda a proteger os atletas de lesões relacionadas à perda de peso demasiada restritiva. O teste será acompanhado de perto pela equipe médica da FIJ. A qualquer momento ela será interrompida se as observações não forem positivas. A partir do início da experiência, "a pesagem teste" será conduzida, durante o controle de judogui, para determinar se o ganho de peso durante a noite é consistente com as categorias de peso. Atletas e treinadores também será convidado para explicar as mudanças que ela traz para a sua preparação para a competição. Este novo procedimento deve ajudar a reduzir o dia de competição para os atletas, treinadores, mas para os organizadores também. Deve também proteger a saúde dos atletas.

Composição das delegações para os Campeonatos Mundiais e Campeonatos Continentais individuais (World Championships and Continental Championships)
9 vagas no total para os homens e 9 vagas para as mulheres.
O máximo de dois atletas por categoria para os homens e o mesmo para as mulheres.
Máximo de homens e mulheres no total de delegação, 18 atletas.
Para cadetes e juniores: mesmo princípio para a composição da delegação

Por quê?
Federações Nacionais têm a oportunidade de inscrever dois atletas por categoria de peso para os Campeonatos Mundiais, bem como para os campeonatos continentais. Este procedimento tem sido positivo, tanto em número de participantes e qualidade de judô. Tem federações capazes, que não podiam registrar atletas em todas as categorias, ainda não envolvendo os seus melhores atletas. A fim de dar a oportunidade a todas as federações nacionais para registrar seus melhores atletas relativamente com justiça nesses grandes eventos, agora será possível registrar um máximo de dois atletas por categoria, mas as delegações não pode exceder um total de nove concorrentes (9 homens / 9 mulheres). Reduzindo ligeiramente o número de participantes, esta medida vai aumentar o nível de Campeonatos Mundiais e Campeonatos Continentais.


Denominação "Copas do Mundo(World Cups)
Nome: "Continental" aberto da "Cidade". Por exemplo:
European Open of Roma, Asian Open Ulaanbaatar ....
 
Por quê?
O circuito Mundial de Judô consiste em Campeonatos Mundiais de Judô, Sêniores individuais, World Masters, Grand Slams, Grand Prix e Copa do Mundo. Todos estes eventos são elegíveis para pontos para o ranking mundial e para as qualificações olímpicas. As Copas do Mundo são eventos organizados pelas Confederações continentais. Assim, a fim de tornar o sistema coerente e compreensível e de destacar o trabalho das Confederações Continentais, os nomes das Copas do Mundo (passaram a chamar Aberto Continental
- Continental Open) em 2013.
 
Cadetes - U 18
3 anos para cadetes (esta proposta pode ser revista).
Kansetsu-Waza autorizado para cadetes.
 
Por quê?
Para harmonizar as classes de idade, com, entre outros eventos, os Jogos Olímpicos da Juventude, três anos foram planejadas para os cadetes. Com base nas análises que serão feitas (especialmente sobre o impacto médico), a proposta pode ser modificada.
A classe Cadetes são, para muitos deles, a véspera de uma carreira internacional. Portanto, parece óbvio que eles possam praticar o Kansetsu-waza, a fim de se preparar para os juniores. Na verdade, assim que entrar nos juniores, os atletas podem participar em competições seniores. Eles precisam estar prontos.
 

Tatami
- 10x10 m e 4 metros para a área mínima de segurança para os Jogos Olímpicos, Mundias e Master.(lembrando que quando eles falam Master querem dizer mestres ou seja é um campeonato com os atletas seniores melhores rankeados e não veteranos-observação do tradutor)  

Recomendado para campeonatos continentais.
 
Por quê?
Para garantir o máximo de desempenho e segurança para as competições mundiais que são organizados em locais que permitem isto. Para todas as outras competições, uma área de combate de 8x8m irá tanto assegurar o desempenho bem como a segurança, permitindo que os organizadores  sediem grandes competições internacionais do circuito mundial.
4 metros de área de segurança é necessário no que diz respeito à regra de que uma ação iniciada dentro da área de luta pode ser concluída fora.


Juniores - U 21
3 anos para juniores (aumentar 1 ano)

Por quê?
Para harmonizar as classes de idade.

 

Lista de eventos do ranking
Apenas um evento anual pode ser organizado no mesmo país com pontos para o ranking da FIJ, exceto Campeonatos Mundiais, Master ou Campeonatos Continentais.(
World Championships, Masters or Continental Championships). A Lista do Ranking Mundial foi modificado, ver anexo.

Por quê?

Por exemplo, se você está organizando um Grand Prix, você não pode ter um Grand Slam, no mesmo país, durante o mesmo ano. Isso não diz respeito aos Campeonato Mundiais, os Master Mundiais e aos Campeonatos Continentais. (
the World Championships, the World Masters and the Continental Championships).
A escala de pontos distribuídos nos eventos do circuito mundial foi modificada (ver anexo) para marcar uma diferença clara entre os eventos.

Taxas delegação participante
Países organizadores não devem solicitar multas para países que não podem fazer transferências bancárias, mas pode pagar em dinheiro dinheiro na chegada. ( Por outro lado, eles devem informar com antecedência o país organizador e especificar o número de participantes antes do prazo. (Paises por.ex. como Cuba não fazem parte do comércio internacional e suas transações financeiras são feitas através de outros paises que participam das regras do comércio internacional e não tem embargos - observação do tradutor)

Por quê?
Para não penalizar os países que não têm instalações de transferência bancária.

Sistema de Competição da FIJ padronizado
Quartas de Final / últimos 8 / repescagem para todos os eventos da FIJ (incluindo Master, GS e GP)

Por quê?
Todos os eventos da FIJ irá adotar o sistema de repescagem das quartas-de-final. Como conseqüência, três vencedores de sua última luta vai estar presente no pódio (em vez de uma, no sistema de mata-mata. Somente o 'perdedor' será o medalhista de prata). Ele também irá aumentar o interesse para os blocos finais das competições, cujos resultados terão mais valor. Finalmente, ele dará uma segunda chance para os perdedores da quartas de final, enquanto a mantém um sistema compacto de competição.


As Regras de Arbitragem Explicado
Propostas 2013 - 2016

Árbitro e os juízes
Somente um árbitro na área e um árbitro em uma mesa de verificação de vídeo com rádio comunicação assistido por um membro da comissão árbitro ou outro árbitro julgarão as lutas. Um sistema de rotação será implementado para os árbitros. O Júri da FIJ irá interferir somente quando considerar que isso é necessário.

Por quê?
Para a pergunta: Haverá apenas um árbitro para julgar a luta? A resposta é claramente não. Haverá sempre três pessoas. a distribuição dos papéis mudará. Em vez de ter três árbitros na área, haverá um árbitro na área e um árbitro sentado à mesa com o vídeo. Ele será assistido por um membro da comissão de arbitragem ou um outro árbitro, cuja experiência no uso do vídeo é reconhecido. Portanto, sempre haverá três pessoas para julgar uma luta. O júri da FIJ irá intervir apenas em situações excepcionais. O único objetivo desta abordagem é garantir que o lutador que realmente ganhou a luta, sairá da área como o vencedor. Para este propósito, um claro e direto procedimento de arbitragem na área, com um árbitro único, assistido por um outro árbitro e um membro da comissão de arbitragem, devem tornar as coisas mais fluidas. A rotação será organizada entre os árbitros para manter a equidade entre os combatentes e para garantir uma ótima recuperação dos árbitros. Os árbitros estarão diretamente envolvidos na assistência de vídeo.


 
Avaliação técnica 

-IPPON: dar mais valor «de levar em conta apenas as técnicas com impacto real no chão na parte de trás».

 
Por quê? 

Por definição, um ippon claro é um movimento executado com controle, velocidade e força, na parte de trás. Um retorno a esta definição será observado, a fim de dar um valor real para o objetivo de qualquer atleta: marcar ippon. Judô é um esporte de espetáculo, desde que o objetivo esteja claramente definido.
Queda
na posição da ponte 

Todas as situações de queda na posição da ponte será considerado Ippon.

Por quê? 

Considerado como uma técnica perigosa evitando de ser jogado, fazendo todas as tentativas de não tocar o solo (o UKE - aquele que é arremessado) usando a posição de ponte será considerado ippon para TORI (aquele que executou a técnica de lançamento).
 
Penalidades 

Durante a luta, haverá três Shidos, e o quarto Hansoku-make (três advertências e, em seguida, desqualificação). Shidos não dão pontos para o outro lutador, apenas pontos técnicos pode dar pontos no placar.No final da luta, se pontuação é igual, aquele com menos Shido será vitorioso.Se a luta continua a pontuação de ouro - Golden-score (devido a um empate), o primeiro a receber um Shido perde, ou o primeiro que fizer uma técnica de pontuação irá ganhar.

 
Por quê? 

A fim de evitar que um número crescente de atletas tentem ganhar com penalidades em vez de tentar ganhar com uma pontuação, e, a fim de restaurar o equilíbrio em favor das pontuações obtidas por meio de técnicas de judô, a filosofia de penalidades muda completamente. Penalidades ainda existem e depois de quatro delas, o atleta é desclassificado, como tem sido o caso até agora. No entanto, não há mais paralelo entre os resultados (yuko, waza-ari) e penalidades. A vantagem é dada ao lutador que ataca e marca. Mas se nada for marcado (nenhuma vantagem técnica), ganha o competidor com o mínimo de penalidades. Mais uma vez, isto dá a vantagem para o competidor que tenta mais executar técnicas e que está praticando o mínimo de anti-judô.
Penalizade com Shido
-Quebrar a pegada com as 2 mãos.
-Pegada cruzada deve ser seguida por um ataque imediato. Mesma regra para a pegada na faixa e a pegada em um dos lados.
Os árbitros devem punir rigorosamente os competidores que não se envolvem em uma pegada-Kumikata rápida ou que não permite ser agarrado pelo adversário.
-Abraçar o adversário para uma projeção. (Abraço de urso).
 
Por quê?
Fazer a pegada (Kumikata) é parte de uma luta de judô. Buscando o melhor Kumikata para executar técnicas bonitas é lógico e necessário. Mas, evitar que o oponente faça a pegada, se não houver nenhum ataque imediato, não é construtivo. Recentemente, verificou-se que o processo de bloqueio do adversário tornou-se predominante em muitas lutas, levando a longos combates tediosos. Assim, as decisões foram tomadas para corrigir este objetivo. O objetivo não é impedir o trabalho de Kumikata, mas torná-lo ativo e construtivo.
 

Penalidade com Hansoku-make:
Todos os ataques ou  bloqueios com uma ou duas mãos, ou com um ou dois braços abaixo da faixa em Tachi-waza.
 
Por quê?
O objetivo do judô, como já foi apontado é simples: marcar ippon. Para isso, existem muitas possibilidades, o que torna o judô um esporte  espetacular, mas ainda assim uma atividade técnica. Uma maior clareza é necessário para o tornar mais compreensível para o próprio judoca, para torná-lo mais fácil de avaliar, mas também fazê-lo mais acessível ao público. As pegadas de pernas diretas foram banidas das competições de judô nos últimos anos. Os efeitos são evidentes: algumas técnicas desapareceram em benefício do reaparecimento de movimentos espectaculares que não pôde ser executada devido à posição dos combatentes. A exceção feita para agarrar perna direta, no caso de pegada cruzada fez a arbitragem ainda, por vezes complicada, apesar da intervenção do vídeo. Como tal, qualquer ataque de bloquear abaixo da cintura, durante o trabalho de pé, vai agora ser sancionado como Hansoku-make, sem exceção.


Osaekomi, Kansetsu-waza e Shime-waza 
- Vai continuar também fora da área de combate, desde que o Osaekomi começou dentro.
- Pontuação de Osaekomi 10 segundos para Yuko, 15 segundos para Waza-ari, e 20 segundos para Ippon. 
O Kansetsu-waza e Shime-waza iniciados dentro da área de combate e reconhecido como sendo eficaz para o adversário pode ser mantido mesmo se os competidores estão fora da área de combate.

 
Por quê? 

A falta de consistência foi observada devido ao fato de que uma ação, de trabalho em pé, poderia começar dentro da área de combate e no final fora (dando uma pontuação), mas não era válido para o trabalho de chão. A partir do Grand Slam de Paris em diante, uma imobilização, que começa no interior, pode ser concluído fora da área de luta. A única possibilidade de impedir a imobilização será conseguir sair dela. sair para fora da área de combate não é mais suficiente. É o mesmo para chaves de braço e estrangulamento. Enquanto eles estão claramente engajados dentro da área de luta (braço estendido, chave de braço encaixada ou estrangulamento encaixado), a conclusão pode ser realizado fora. Se o braço não esta esticado ou se não houver aceleração, o combate vai parar e começar de novo a partir da posição de pé. 
O tempo de inatividade é reduzido para fazer o combate mais dinâmico. Na verdade, é os primeiros 10 segundos de imobilização, que são os mais importantes. Na maioria dos casos, depois de 10 ou 15 segundos, há poucas possibilidades de fuga e abandono ocorrem frequentemente.
 
O cumprimento-saudação

Ao entrar na área de tatame, os lutadores devem caminhar até a entrada da área de combate, ao mesmo tempo e cumprimentar-se (saudar) mutuamente dentro da área de combate. Os competidores não devem apertar as mãos antes do início da competição.

 
Por quê? 

Judô é um esporte cujos valores são mundialmente conhecidos e reconhecidos. No judô, há uma 'cerimônia', que é aceita por todos e que é parte do DNA do nosso esporte. Deve ser respeitada. É o símbolo do nosso código moral e adverte contra qualquer desvio. Que os combatentes serão convidados a realmente respeitar o procedimento de cumprimento-saudação como foi definida desde a invenção do judô. No início do ataque, não será permitida a utilização de outros sinais além do cumprimento-saudação (curvar o tronco). No final da luta, após a saudação, os combatentes estão autorizados a apertar as mãos e felicitar-se com respeito.
 
Duração de Combates

- Não há limite de tempo para Golden Score (Hantei esta cancelado).

 
Por quê? 

Recentemente, todos concordaram que muitas lutas terminaram em Golden Score com uma decisão por bandeira pelos árbitros. Com a luta para um fim comum (para a decisão do árbitro), alguns lutadores deixavam que a decisão fosse feita pelas bandeiras e não por eles mesmos , enquanto o objetivo do judô é e continuará a ser  marcar ippon, ou pelo menos para marcar uma vantagem. Para evitar isto, foi removida a decisão por bandeiras (Hantei). A pontuação de ouro (Golden-score) agora será "aberto" até que um dos competidores consiga alguma vantagem e pontue ou seja penalizado, a decisão será feita somente sobre os méritos técnicos do judoca.

Arquivos anexos:
V ENG IJF - Events Overview 2013-2016
(pdf)
V ENG WRL 2013
(pdf)
FR-nouvelles-regles-expliquees
(pdf)
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.