quarta-feira, 15 de julho de 2015

Luciano Corrêa e David Moura conquistam ouro e Brasil fica em primeiro no geral do judô em Toronto

http://www.cbj.com.br/noticias/4880/luciano-corr%C3%AAa-e-david-moura-conquistam-ouro-e-brasil-fica-em-primeiro-no-geral-do-jud%C3%B4-em-toronto.html
Mayra Aguiar (78kg) ficou com a prata na final contra Kayla Harrison (USA) e Maria Suelen Altheman (+78kg) conquistou o bronze.

O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro no último dia de disputas do judô nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e fechou a competição em primeiro lugar geral da modalidade com 13 medalhas, sendo cinco ouros, duas pratas e seis bronzes. Implacáveis, Luciano Corrêa (100kg) e David Moura (+100kg) superaram Marc Deschenes (CAN) e Freddy Figueroa (ECU), respectivamente, nas suas finais e subiram no lugar mais alto do pódio. O peso-pesado conseguiu o ippon mais rápido da competição, finalizando a luta decisiva em apenas 13 segundos.

"Eu consegui acertar uma técnica que eu treino muito e estou muito feliz. Me programei para entrar muito ligado e não perder nenhuma oportunidade. É um adversário que eu conheço, já o havia vencido duas vezes, mas nunca tinha ganhado dele tão rápido assim", comentou David, que antes havia passado por Joshua Velasquez (PER) e Pedro Pineda (VEN) também por ippon.

Com dois ouros (Guadalajara 2011 e Toronto 2015) e um bronze (Rio 2007) em Jogos Pan-Americanos, Luciano Correa se tornou o 12º judoca brasileiro a conquistar três medalhas na competição poliesportiva mais importante das Américas. Nesta edição dos Jogos, Érika Miranda, Tiago Camilo e Mayra Aguiar também conseguiram o feito. Essa lista conta com nomes que fizeram história no judô brasileiro como Luiz Shinohara, Luiz Onmura, Frederico Flexa, Flávio Canto, Edinanci Silva, Danielle Zangrando, Soraia André e Vânia Ishii. Luciano dedicou a conquista desta terça ao companheiro de clube e seleção brasileira, Alex Pombo.
"Essa vitória é para ele. O Alex acabou lesionando o joelho e não conquistou sua medalha. Hoje lutei por ele", disse. "É um ouro que vale muito. Pra mim, é uma edição especial de Pan que antecipa o Rio e é bom saber que o nosso trabalho vem dando certo", completou o meio-pesado que, para chegar à final, superou por ippon Antoni Peña (VEN) e Hector Campos (ARG).

Terceira finalista do dia, Mayra Aguiar (78kg) venceu por ippon a mexicana Liliana Cardenas e levou Yallenis Castillo a sofrer duas punições para vencer a semifinal. Na decisão pelo ouro, a brasileira fez grande confronto com a campeã olímpica do meio-pesado, Kayla Harrison (USA), sofreu uma punição e acabou sofrendo o ippon no último segundo da luta, ficando, assim, com sua segunda medalha de prata em Jogos Pan-americanos.

"É horrível, eu odeio perder, me sinto mal, dá vontade de sair daqui e voar num treinamento. Mas, acontece. É esporte. Eu vou me fortalecer muito. A medalha de ouro vai vir nas Olimpíadas. Tem o Mundial esse ano também. Vou me preparar e focar nesses próximos desafios", projeta a campeã mundial de 2014. "Jogos Pan-americanos é uma competição dura na minha categoria. Tem vice-campeã olímpica, campeã olímpica. É claro que eu não estou satisfeita. Queria o ouro, mas eu tiro um aprendizado bom daqui", acrescentou.

A quarta conquista do país no dia teve gostinho especial para Maria Suelen Altheman que, depois de quase um ano afastada dos tatames recuperando-se de lesão no joelho, conquistou o bronze com um ippon sobre a dominicana Leidi German.

"Estou comemorando esse bronze como um ouro porque é minha primeira competição depois de nove meses sem lutar", comemorou a peso-pesado.

Com o fim das disputas, a seleção brasileira de judô se despede de Toronto nesta quarta-feira, 15, e desembarca no Brasil na quinta-feira, 16. O próximo compromisso da seleção nos tatames é o Grand Slam de Tyumen, na Rússia, já neste final de semana. Nenhum atleta que competiu em Toronto estará nesta disputa, mas a equipe contará com grandes nomes do judô, como os medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.