https://www.ijf.org/news/show/toshihiko-koga-an-artist-has-gone
A notícia caiu da noite para o dia: Toshihiko Koga (JPN) faleceu aos 53 anos. De repente o mundo do judô quase parou de girar, mas então, em poucos minutos, as redes sociais começaram a inundar com milhares de mensagens para lembrar o grande campeão; inúmeras 'flores' representando o manto de influência e inspiração que o gigante japonês deixa para trás.
Campeonato Mundial de Judô de 1995. Koga apresentando sua marca registrada ippon-seoi-nage Alguns campeões são lembrados mais do que outros porque eles têm aquele pequeno brilho extra que os impulsiona para outra dimensão. Toshihiko Koga é uma dessas lendas e aqueles que o conheceram vão se arrepender de sua partida apressada. Quem sonhou em conhecê-lo um dia sentirá a perda, a falta de um encontro que nunca acontecerá. Três vezes olímpico (Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996), Koga alcançou o santo graal olímpico em 1992 em Barcelona, antes de ganhar a prata em Atlanta quatro anos depois. Ele também foi tricampeão mundial (Belgrado 1989, Barcelona 1991 e Chiba 1995). Se o seu currículo é inegavelmente um dos mais extensos do judô mundial e se sua passagem como respeitado e apreciado técnico da Seleção Japonesa não é suficiente, o que os torcedores do judô vão lembrar, sobretudo sobre o homem, é a criatividade que demonstrou. ao longo de sua carreira. Campeão em duas categorias diferentes (-71 e -78kg), ele gravou o judô do planeta com seu lendário ippon-seoi-nage, seu morote-seoi-nage com uma mão e seu sode-tsuri-komi-goshi com a entrada reversa. Ele disse: "Acho que você sempre tem que ter uma mente aberta para adotar novas abordagens e novos caminhos na solução de problemas." Esse era o seu lema e ele o aplicou até o fim da vida.1989 Campeonato Mundial de Belgrado - Toshihiko Koga x Michael Swain (EUA)
É certo que Toshihiko Koga continuará a ser imitado entre os jovens, buscando imitar os artistas do tatame. Toda a família do judô junta-se à tristeza que a notícia de sua morte causou e oferece suas mais sinceras condolências a sua família e amigos, à All Japan Judo Federation e a todos aqueles que há tantos anos sonham com sua criatividade. Obrigado ao artista!
Cortesia das fotos © David Finch
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.