quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A história do judogui azul

A importância do Judogui colorido para a cobertura de TV.
Tradução livre por Mauro Sérgio Cazetto
Autor: Claus Beissner
Diretor de Mídia da FIJ (23 de maio de 1996)
Introdução:
No último Biênio houveram esforços de diferentes grupos para introduzir judoguis coloridos(azul) para competições internacionais de Judô.Até agora a Federação Internacional de Judô e a Assembléia Geral recusaram mudar estas regras respectivamente.No passado haviam várias razões para esta recusa. Entretanto  existem tantas e quantas razões a favor da mudança. O Judô como um esporte de competição pode ser considerado em diferentes níveis. A mudança de regras a favor dos Judoguis coloridos deveria somente afetar as competições de alto nível..
Razões para a mudança:
Todas as Federações esportivas Internacionais dependem de suporte financeiro, o qual é dado principalmente por patrocinadores. Eles estão prontos para investir dinheiro no esporte se o esporte é capaz de retornar o capital investido em termos de propaganda de televisão..Isto significa que patrocinadores investirão somente em esportes, que são regularmente assistidos .
Vários esportes novos querem fazer parte do programa olímpico. O comitê Internacional permitira somente as federações serem parte dos jogos olímpicos, aquelas que forem capazes de atrair grandes audiências nos estádios e tanto quanto na televisão. Estes esportes tem que ser atrativos em termos de entretenimento e regras.
A verdade sobre o Judô é que somente experts são capazes de seguir as regras. Além disso os lutadores aparecem no tatami em roupas brancas, a qual dificulta acompanhar os atletas . A única identificação é dada pelas faixas branca e vermelha , as quais são as vezes misturadas com as faixas pretas, as quais são usadas para fechar os judoguis dos lutadores.
Agradar espectadores nos estádios e na televisão significa que o corpo dirigente do judô tem que mostrar clareza nas competições de judô. Isto significa que a FIJ tem que adotar sistemas, que ofereça uma clara identificação dos lutadores. Os juizes se beneficiarão desta mudança também. Judoguis brancos não oferecem uma clara identificação. Em testes realizados na
Universidade de Leipzig foi demonstrado claramente que judoguis azuis melhorarão o resultado de julgamento dos juizes devido ao fato que estes são de longe uma melhor identificação do Uke e do Tori.
Existem vantagens para os espectadores nos estádios, mas muito mais para a audiência televisiva. A televisão tem 2 desvantagens: Os telespectadores somente são capazes de ver as imagens da TV em 1 dimensão, adicionalmente a Informação depende do tamanho da tela da televisão. Quanto maior a tela, melhor a informação para o telespectador.
Porém é fato que na maioria dos dos casos a tela da TV é menor do que a figura real. Se um competidor de judô é mostrado na televisão em um projeção média ou ampla, o telespectador verá uma ação, porém é muito freqüente que este seja incapaz de identificar o competidor que inicia uma ação , quando ambos estão usando roupas de judô brancas.
Um esporte na televisão somente atrai grandes audiências quando os espectadores não só são capazes de seguir a disputa facilmente como também podem antecipar uma ação  .Isto é somente possível, quando os atletas podem ser identificados sem nenhum problema . Esportes que são semelhantes com o judô e que apresentam dois lutadores tanto quanto em uma arena, como esgrima, boxe ou luta livre seguiram esta idéia e mudaram as cores de suas roupas. O Judô é a unica exceção.
No programa olímpico, Judô é somente um dos esportes em dezenas de outros esportes. No passado havia várias discussões se o judô deveria ser mostrado em um programa ao vivo com duração total ou somente gravado e exibido em uma versão curta. A questão tem sido respondida dependendo do interesse das respectivas companhias de televisão. Em uma comparação com outros esportes exibidos ao mesmo tempo nos programas olímpicos, o judô não tem sido a maior prioridade mesmo em países com lutadores de classe mundial como o Japão, Coréia, França ou Rússia. A posição da Federação Internacional de Judô é melhorar esta situação.No passado a recusa dos judoguis coloridos foi baseada em razões filosóficas.
Judô como um esporte de competição tem um fundo filosófico, que o faz diferente de outros esportes . Mudança das cores das roupas pode ser somente uma mudança pequena nesta filosofia, porém não mudará este fundo filosófico no total. A família do Judô terá que responder depressa a questão, se o esporte deve se manter nos esportes olímpicos com esta filosofia e fundo ético, ou somente como filosofia.Se o Judô não se mover em direção a uma melhor aceitação da televisão há o perigo do Judô ser diminuído da lista dos esportes Olímpicos e perderá a atração de um esporte moderno para a juventude.
Nos temos que ter em mente as palavras do Sr. Juan Antonio Samaranch, presidente do comitê olímpico internacional: “Somente os esportes que forem atraentes para grandes audiências sobreviverão no programa olímpico.”
Audiência significa, audiência televisiva.    
Publicado originalmente no Informativo do judô da AFRB em Setembro de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por sua visita e seu comentário.
Logo seu comentário estará publicado.
Volte sempre e se gostou compartilhe o Blog com seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.